quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Grande toré encerra a I Jornada de Agroecologia da Bahia

Dança o povo negro 
Dança o povo índio  
Sobre as roças mortas de aipim  
Dança a nova tribo  
Dança o povo inteiro  

(Chico César) 

 
Um grande terreiro de danças, torê e tambores, arte e cultura, mudas e sementes. Um grande terreiros de sonhos, volta e meia uma lágrima, um arrepio, uma lembrança, uma vontade de sair daqui e começar a construir um outro mundo possível e urgente. Em seis dias de convivência, uma jornada de envolvimentos, aprendizagens e ensinamentos.


Dias de eternos agradecimentos, em cada mesa, cada oficina, o clima era de gratidão, de vontade de conviver, de aprender e de ensinar. Todos aqui tinham vez, homens, mulheres, jovens e crianças. De fato, a horizontalidade foi um dos pontos fortes da nossa Jornada. 



O encerramento foi cheio de homenagens, e mais uma vez os agradecimentos, poesias, músicas, utopia. Indígenas, quilombolas, trabalhadores e trabalhadoras sem terra, encenaram e reviveram mais uma vez a quebra dos grilhões, das correntes da escravidão, do preconceito, do latifúndio. 





Em uma só voz, declaramos:

“Considerando que os senhores nos ameaçam com fuzis e com canhões nós decidimos: de agora em diante temeremos mais a miséria que a morte." 

(Brecht) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário