quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Ciranda Infantil da IV Jornada

A Jornada de Agroecologia da Bahia tem incorporado em sua programação a organização, paralela ao evento, do que nos Movimentos Sociais se conhece como Ciranda.

 A Ciranda é um espaço dedicado às crianças, onde os Cirandeiros e Cirandeiras junto com elas, realizam atividades diversas, permitindo que mães e pais participem do evento sem muitas preocupações.
Buscando abordar junto às crianças os temas que na Jornada estarão sendo discutidos, a Ciranda torna-se um espaço que além de lúdico é educativo, possuidor de intencionalidade política, afinal, são estas crianças as guerreiras e guerreiros do amanhã, as sementes que crescerão junto com este “novo mundo” que estamos construindo.

 Baseada nas experiências anteriores, a Jornada de Agroecologia deste ano trará uma proposta de Ciranda distinta das edições passadas.
A Ciranda que está sendo construída possui programação definida, proporcionando um sequenciamento claro das atividades, coerentemente articulada com os objetivos gerais do espaço. Quanto às atividades estão previstas apresentações com grupos de arte, passeio pelo assentamento, brincadeiras tradicionais, criação de mamulengos, mística, cortejo etc.

Como dito antes, o conteúdo das atividades estará sempre dialogando com o Tema da nossa IV Jornada, Terra, Território e Poder, buscando se referenciar no cotidiano de luta dos Povos. Dessa forma, nesse espaço a reafirmação de uma cultura Afro-Indígena, camponesa, até o que ocasiona os conflitos de terra, são assuntos que a Ciranda da IV Jornada tomou como importante tratar, dialogando com os outros espaços da Jornada, demonstrando a importância do cuidado e carinho com nossas sementes, as Crianças.

 Para fortalecimento deste espaço, buscamos torná-lo ainda mais rico, pedindos aos participantes que, se puderem, contribuam com brinquedos diversos e livros infantis que resgatem preferencialmente a cultura afro-indígena.






Brincadeira de criança e papo construtivo, presente!!!!