quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Ouça e acompanhe a IV Jornada de Agroecologia da Bahia


Acompanhe ao vivo, pela internet, a transmissão da IV Jornada de Agroecologia da Bahia, através do link: 



Abre a roda Sinhá: inicia a IV Jornada de Agroecologia da Bahia


A IV Jornada de Agroecologia da Bahia já está viva e em movimento. Elos de várias regiões da Bahia e de outros estados chegam a cada momento no Assentamento Terra Vista, em Arataca (BA).

A Jornada inicia hoje, 29 de outubro, e segue até o dia 1º de novembro. Com o tema “Terra, Território e Poder”, a programação e todos os seus espaços de diálogos, trocas, místicas e aprendizados coletivos se formam a partir da construção coletiva e auto-organização.

Nesse primeiro dia, será realizada a Mística e Mesa de Abertura, com Apresentação da Teia de Agroecologia dos Povos e Saudação dos Elos da Teia. À noite, das 19h30 às 22h, é o momento de Encontro dos Núcleos de Base e da capoeira, poesia, samba de roda e demais atividades culturais.

 


A partir de sexta-feira até o domingo, a Jornada segue com Mesas Redondas, Mostar de Filmes, Rodas de Diálogo, Oficinas, Ciranda Infantil, Espaço de Gênero, Cortejo de Celebração e Encerramento com os encaminhamentos para a atuação da Teia ao longo do próximo ano.

Trocas de Sementes Crioulas
A Teia de Agroecologia dos Povos está construindo sua rede de sementes crioulas para consolidar o processo de soberania alimentar nos diversos territórios que constituem a Teia. Diante disso, durante toda a Jornada a Troca de Sementes Crioulas acontecerá de forma permanente, no espaço da Feira de Economia Solidária. Traga suas Sementes e multiplique essa ideia!!!


Programação - 29 de Outubro (quinta)

  • 14h30 – 16h: Recepção e Credenciamento
  • 16h – 17h30: Mesa de Abertura e Apresentação da Teia de Agroecologia dos Povos + Saudação dos Elos
  • 17h – 18h30: Jantar
  • 19h30 – 22h: Encontro dos Núcleos de Base
  • 22h – 00h: Cultural



Cine Jornada - Mostra de filems na IV Jornada

Este ano a IV Jornada segue com o tema, Terra Território e Poder, organizamos uma singela mostra de filmes para se ajuntar a programaão do evento. O Cine Jornada vamos ter filmes para todas as idades, e com o objetivo de ajudar a entender sobre o tema. Acreditamos que o cinema também é um espaço de poder, sendo possível,  através desta ferramenta dialogar sobre a construção de hegemonia em nossa sociedade, a partir de uma perspectiva do audiovisual. 

Em seu primeiro ano o Cine Jornada, está sendo realizado pela Teia dos Povos  e da produtora cultural Orum Tupi, e será composto por duas sessões diárias, ambas são para todas as idades, mas a sessão Ciranda é especialmente para as crianças. Na outra sessão, os filmes apresentaram histórias que tragam consigo relações ligadas a terra, resistências e saberes tradicionais.

Segue programação completa do Cine Jornada


29-10-2015
Cineclube Ciranda 18:30

Lápis de Cor - Larissa Santos / Documentário / 13:37 min. / Bahia. Sinopse: O documentário Lápis de cor (2014), da diretora Larissa Fulana de Tal, integrante do movimento de cinema negro Tela Preta, aborda a representação racial no universo infantil e a maneira como o padrão de beleza eurocêntrico afeta a auto-imagem e auto-estima de crianças negras, revelando a ação silenciosa do racismo na infância

Comida que Alimenta / Documentário/ 04:54 min. / Pernambuco. Sinopse: O vídeo Comida que Alimenta é uma realização do Centro Sabiá, vinculado ao projeto Trabalho, Renda e Sustentabilidade no Campo, patrocinado pela Petrobras. O projeto busca fortalecer as experiências de agricultura Agroflorestal de base Agroecológica na Zona da Mata Sul de Pernambuco, além de ter um forte componente de agregação de valor à produção da agricultura familiar desse território, com a instalação de Unidades de Beneficiamento de frutas e de mel, para atender principalmente as compras institucionais via Programa de Aquisição de Alimentos - PAA e Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE, e o mercado turístico do território. Além de buscar fortalecer a estratégia de comercialização direta produtor/consumidor via Feiras Agroecológicas.

 
Cineclube Cine Sabiá 20:00



Dalva / de Francisca Marques e Fabricio Jabar/ Documentário / 30 min. / Bahia. Sinopse: O documentário foi realizado pela Associação Cultural do Samba de Roda Dalva Damiana de Freitas, através da seleção no Programa de Patrimônio Imaterial - PNPI do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN. Produção: Nestta Audiovisual e Laboratório de Etnomusicologia, Antropologia e Audiovisual - LEAA Recôncavo. Apoio: Associação dos Sambadores e Sambadeiras do Estado da Bahia.







As Sementes / Beto Novaes e Cleisson Vidal / Documentário/ 30 min. Rio de Janeiro. Sinopse: Dirigido pelo cineasta e economista Beto Novaes, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, o documentário é um registro das trajetórias de vida de mulheres agricultoras que participam ativamente dos movimentos agroecológicos no Brasil e que se tornaram referências e/ou lideranças sociais e políticas em seus territórios. As Sementes é inspirado no livro Mulheres e Agroecologia: transformando o campo, as florestas e as pessoas, que surgiu a partir da tese de doutorado de sua autora, Emma Silliprandi.



30-10-2015
Cineclube Ciranda 18:30

Abuela Grilo / Animação/ 12 min./ Bolívia e Dinamarca. Sinopse: Animação é uma adaptação de um conto Ayoreo. A avó Grilo ao cantar, faz chover e semeia a terra.

Doña Ubenza / de Mariana Carrizo / Animação / 04 min. Sinopse: Doña Ubenza é a canção com que se fizeram a bandeira da mulher originária.



Cineclube Cine Orum Tupi 20:00

Mestres Livres / Resultado da Oficina UMBIGO/ Documentário/ 05 min./ Uruçuca – Bahia. Sinopse: Mestres Livres. Curta realizado na feira livre de Uruçuca. Resgata as histórias, lembranças e sambas do município de Uruçuca, contado por trabalhadores da feira livre. O filme é resultado da oficina de realização audiovisual oferecida pelo projeto UMBIGO. Com apoio do Instituto Arapyaú, Tabôa, prefeitura de Uruçuca e ACMUR. Realização ORUM TUPI.



Serra Negra/ Resultado da Oficina UMBIGO / Documentário / 05 min./ Uruçuca-Bahia. Sinopse: Esse vídeo foi resultado da Oficina de realização de áudio Visual, realizado no município de Serra Grande, pelo projeto Umbigo. O Curta registra as histórias e personalidades que carregam a ancestralidade afro-indígena presente no distrito. No processo discutimos algumas questões como; intolerância religiosa, o genocídio a juventude negra, a discriminação as culturas afro-indígena, e a necessidade de valorização e resgate da cultura tradicional; como o samba de roda, a capoeira e os cultos de matrizes africanas.


UMBIGO / de Cauê Rocha / Documentário / 52 min. / Bahia. Sinopse: Umbigo é nossa fonte ancestral, por onde nos alimentamos e crescemos. Umbigo é a ligação entre dois ou mais corpos. Cordão de memórias! Nesse cordão, um menino segue em busca das histórias e memórias de sua mãe. No caminhar, o espelho de uma família popularmente brasileira, rural e retirante. Juntos, buscam compor a trajetória de vida da mãe: seu nascimento, as andanças em retirada com as irmãs, os reencontros e a força adquirida ao se tornar a parteira-mãe Val. Um filme-reencontro entre mulheres, filhas, filho e famílias. Um reencontro com a força feminina. Um cordão de memórias que nos leva ao momento mais importante da vida: a hora de nascer.



31-10-15
Cineclube Ciranda 18:30
Território do Brincar / de David Reeks e Renata Meirelles / Documentário / 90 min. / São Paulo. Sinopse: Esta produção é fruto de um percurso de 21 meses de viagem por uma vasta geografia de gestos de crianças das mais diversas realidades brasileiras, para encontrar caminhos por dentro de todos nós. O longa metragem assume o brincar infantil como narrativa que sustenta uma história na íntegra. Os adultos ficam de fora das imagens desse filme, mas o espectador certamente se sentirá representado pelo potencial do brincar dessas crianças. Assumimos uma linguagem que não pretende ser didática ou ter a intenção de provocar discussões sobre o certo e o errado na educação, e confiamos na comunicação pela força sensível infantil. Este filme é parte de um projeto de pesquisa, registro e difusão que integra diferentes produções culturais. Uma realização que entende o cinema como uma excelente porta para enxergar a mudança que se quer ver.

Cineclube Cine do povo 20:00
Cine do Povo: Uma história de Luta/ Documentário / 19 min. / Bahia. Sinopse: O Cineclube Comunitário do Povo é uma organização que há mais de três anos atua nas periferias de Cachoeira-BA com a realização de ações permanentes centradas em uma política cultural comunitária, abrangendo instrumentos como cinema, educação popular, movimento Hip Hop, entre outros elementos culturais da juventude negra periférica. Atualmente o Cine é coordenado por jovens da Comunidade do Viradouro, um conselho fundador e articulado por uma rede ampla de artistas locais, militantes do movimento negro e lideranças comunitárias. O filme "Cine do Povo: Uma história de Luta" é sobre isso, nossa gente, nossa luta.



O Retorno da Terra Tupinambá / de Daniela Alarcon / Documentário / 25 min.
Sinopse: Há dez anos, os Tupinambá esperam a conclusão do processo de demarcação de sua terra. Nesse quadro, vêm realizando ações coletivas conhecidas como retomadas de terras, recuperando numerosas áreas no interior de seu território que estavam em posse de não-indígenas. Por essa razão, têm sido alvos de criminalização e ataques violentos, tanto por parte do Estado brasileiro, como por indivíduos e grupos contrários à garantia de seus direitos. Para contar essa história, reunimos depoimentos e sequências gravadas em maio de 2014 na aldeia Serra do Padeiro, na Terra Indígena Tupinambá de Olivença, sul da Bahia (Brasil), assim como imagens de arquivo. No filme, a história de expropriação e resistência dos Tupinambá é narrada segundo a perspectiva dos indígenas, para quem a terra pertence aos encantados, as entidades mais importantes de sua cosmologia.

--
Aguardamos vocês.