terça-feira, 29 de setembro de 2015

XV CAMINHADA INDÍGENA TUPINAMBÁ DE OLIVENÇA



No dia 27 de setembro aconteceu a XV CAMINHADA INDÍGENA TUPINAMBÁ DE OLIVENÇA em Memória aos Mártires do Massacre do Rio Cururupe e à Caboclo Marcelino.
Jovens compareceram e registraram o ato

A caminhada començou na Praça de Olivença, em frente da Igreja de Nossa Senhora da Escada as 8:30 da manhã. Contou com a presença de mais de 500 pessoas, incluindo representantes da Teia dos Povos, representantes do Forum Ampliado de Educação Escolar Indígena, estudantes da UESC e outros apoiadores da luta do Povo Tupinambá. Os participantes percorreram os 6km numa faixa da BA-001 em direção à Ilheus até as margens do Rio Cururupe onde aconteceu o Massacre do Caboclo Marcelino nos anos 1930's na época da construção do Ponte sobre Rio Cururupe. Chegando no Rio Cururupe, guerreiros do Povo Tupinambá de Olivença realizou um ritual. Depois, todos os participantes reuniu num grande círculo para ouvir as palavras dos Caciques, anciãs e lideranças presentes no ato. Foram tratados os temas da juventude, a identidade Tupinambá, o meio ambiente, e a luta continua para a demarcação do territorio Tupinambá.

Cacique Ramon e Jacarandá no Encerramento da Caminhada


Cacique Ramon da Aldeia Tukum na suas palavras explicou que "hoje lutamos para nossa permanencia, resistência, fortalecimento de nossa processo de cultura e rituais, e também a garantia de nossa vivência dentro de nosso território. Somos um povo rico, temos uma mata que esta sendo destruida a cada dia através destas mineradoras, grandes agentes que vem e interferem dentro de nossos territorios, acabando com nossas nascentes, nossa água. Isto a pesar de que estamos numa instância hidro-mineral na beira mar, um lugar único no mundo, não existe outra. Nós estamos lutando justamente para que tenha esta permanência, para que não acabe nossa Mata Atlântica, nossos manguezais, o nosso mar- que também esta sendo vendido...E isso não se trata só da nossa saúde, trata da saúde de todo o povo brasileiro, de nossa sociedade olivence, que vai utilizar destas áreas futuramente, destas aguas, destas matas para ter uma qualidade de vida melhor. Queremos a sobrevivência e permanência de nosso povo Tupinambá de Olivença."

A Caminhada foi o encerramento do VII SEMINÁRIO INTERNACIONAL ÍNDIO CABOCLO MARCELINO, com o tema: HISTÓRIAS, CULTURAS E LUTAS DOS POVOS INDÍGENAS DO BRASIL E AMÉRICA LATINA , que aconteceu nos dias 23 a 26 de setembro. Para mais informação sobre o Seminário, veja aqui: http://seminariocaboclomarcelino.blogspot.com.br/

Divulgando a IV Jornada de Agroecologia da Bahia
Um anciã da Aldeia Tukum quem era pequeno na época do Cabloco Marcelino

******

Tupinambá já pisou no chão
Tupinambá já pisou sem medo
Tupinambá já entrou na mata
Tupinambá foi buscar rochedo


******






Nenhum comentário:

Postar um comentário