sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Lista de Oficinas para a IV Jornada

As Oficinas Práticas da IV Jornada de Agroecologia da Bahia acontecerão no dia 31 de outubro (sábado) pela tarde, entre as 14:00-17:30.
As inscrições vão ser realizadas no dia 29 de outobro na recepção do evento.
E para que estejam antenados sobre qual oficina fazer, disponibilizamos a lista de oficinas que teremos:

  1 - Compostagem Comunitária
Proposta: divulgar a compostagem de resíduos orgânicos com levitas termofílicas, tirando dúvidas e esclarecendo as formas de reciclagem dos orgânicos e esclarecer mais sobre a política Nacional dos resíduos sólidos.
Proponentes: Coletivo Esverdear, Bruna Freitas Rodrigues

  2 - Zines
Proposta: produzir em coletivo e distribuir zines artesanais que tenham a ver com as temáticas da Jornada (Terra, Território e Poder), além de conhecer a história e o conceito dos zines e da comunicação livre.
Proponentes: Mercado Sul Vive/Elo Cerrado, Keyane Dias, Nara Oliveira

  3 - Oficina de Ervas para os Ciclos Femininos
Proposta: despertar e resgatar a autonomia diante dos ciclos femininos (menstruação, gestação, parto, pós-parto e menopausa) através do reconhecimento e uso das ervas. Empoderar as mulheres para viver com qualidade e empoderamento cada momento dessas fases.
Proponentes: Mercadu Sul Vive/ Elo Cerrado, Mariana Almeida

  4 - Agricultura Sintrópica
Proposta: apresentar na prática a agricultura sintrópica sucessisonal, seus conceitos e métodos. Proponentes: Nacer/Elo Cerrado, Andrew, Paulo, Ricardo

  5 - Expressão corporal no território: presença, memória e culturas
Proposta: realizar uma aproximação à consciência corporal e ao uso de ferramentas expressivas do corpo em relação com o entorno cultural /socioambiental. Entendendo as possibilidades de ação política através da expressão corporal, gerar “materiais” estéticos (estéticos-políticos) à partir de tal expressão. Registrar como a pessoa transita na sua corporalidade a história pessoal e social- política, focando no individual, no coletivo intersubjetivo e na relação com o meio ambiente. Reconhecer os aspetos culturais e políticos do cotidiano e do extra cotidiano (ritual, cênico e nos espaços de manifestação política) na corporalidade. Considerando que as técnicas do corpo aportam novas experiências e perspectivas, explorar a Relação sujeito objeto e intersubjetiva no cotidiano dos trabalhos agrícolas. Gerar algum “material” a partir da experiência no formato desejado (vídeo, expressão plástica, performance).
 Proponentes: Equipe Antropologia do Corpo/Universidad de Buenos Aires e parceiros

  6 - Comunicação Popular - Direito Humano e Estratégia de Mobilização Social
Proposta: conceituar as noções básicas do que vem a ser a comunicação popular e como ela se apresenta de forma transversal nos diversos contextos sociais; Construir o entendimento da comunicação como um direito humano fundamental; Debater o papel da comunicação popular como estratégia de mobilização social; Discutir como a comunicação popular pode se inserir no debate político e a construção de políticas públicas para o campesinato pautadas na agroecologia. Proponentes: Centro de Assessoria do Assuruá/Articulação Semiárido Brasileiro, Rodrigo de Castro Dias

  7 - Criação de animais voltado para o bem estar animal
Proposta: mostrar que é possivel criar um rebanho de forma sustentável restringindo o uso de antibióticos e hôrmonios no manejo animal de forma que desestresse os animais e forneça um alimento sem riscos à saúde humana.
Proponentes: Instituto Federal de Sergipe, Pedriane Inacia Oliveira Costa , Any Jaqueline dos Santos, Kauane Santos Batista

  8 - Reutilização de papelão e saco de cimento
Proposta: construção de utilitários como caixinhas, banquinhos e ou brinquedos a partir da reutilização de matérias primas como papelão e saco de cimento.
Proponentes: Mercado Sul Vive / Tempo Eco Arte, Virgílio Mota Leite, Paloma Pereira Menino e Caroline Nóbrega de Oliveira

  9 - PANC na Gastronomia
Proposta: discutir sobre a importância das Plantas Alimentícias Não-Convencionais (PANC) para a alimentação humana, na perspectiva da segurança e soberania alimentar. Divulgar formas de preparo e uso das PANC para inserção destas na alimentação cotidiana.
Proponentes: Rede PANC – UFBA, Tereza Cristina de Oliveira e Oliveira (professora de Gastronomia da UFBA), Maíra Damião (estudante de Gastronomia da UFBA), Ana Paula Barbosa Santos Alves (bióloga e estudante de Gastronomia da UFBA)

  10 - Postais da Terra em uma ciranda biocomunicativa
Proposta: formar uma ciranda de troca de forma que o material circule entre os presentes na Jornada; Produção de postais com materiais reciclados e elementos naturais encontrados no território; Interação com espaço e natureza; Exposição dos postais em uma instação construida coletivamente; Provocar uma produção livre e fluida de comunicação independente dos padrões da mídia impressa. Proponentes: BabaYagas, Debora Melo e Eduarda Gama

  11 - Manejo Agroecológico de Cacau Cabruca
Proposta: visita à área demonstrativa de cacau cultivado no Sistema Cabruca, conhecer as práticas de planejamento, cultivo e manejo agroecológicas sendo pesquisado pelo Instituto Cabruca dentro do campo do Assentamento Terra Vista.
 Proponentes: Instituto Cabruca, Tarcísio

  12 - Produção de Chocolate Fino
Proposta: visita à Fábrica de Doce e Chocolate Fino do Assentamento Terra Vista e conhecer o processo de produção de chocolate e outros produtos.
 Proponentes: Equipe do Chocolate Fino Terra Vista, Roberta, Gil, Sálvio, Idelbrando

  13 - Como vender no PAA/PNAE
Proposta: aprender a vender ao governo através das politicas públicas do Programa de Alimentação e Programa Nacional de Alimentação Escolar, passo a passo.
 Proponentes: Instituto EcoBahia, Kaká

  14 - Arte Indígena com Argila
Proposta: conhecer e explorar a arte indígena com argila usando argila natural do Assentamento Terra Vista. A arte indígena é uma forma milenária de expressão e tecnologia.
 Proponentes: Associação AHIAV, Paulo Titiah

  15 - Capoeira de saia e calçolão
Proposta: facilitar uma vivência e prática de auto defesa, dança, jogos e canções de resistência e ancestralidade negra, afirmando uma conexão entre mulheres e a capoeira, construindo empoderamentos.
Proponentes: Coletiva afrodiasporica Otim, Annie Gonzaga

  16 - Oficina de confecção de tambor
Proposta: concluir o tambor construído na III Jornada de Agroecologia da Bahia, desta forma serão ensinadas técnicas de afinação e amarração.
Proponentes: Casa do Boneco, Tambores Oraniã

  17 - Oficina de estética Afro Brasileira
Proposta: Promover uma troca de experiência teórica e prática sobre a estética afrobrasileira tendo como viés o cabelo enquanto auto afirmação de identidade, atrelando às questões como vestuário e adereços. Traga seu próprio lenço para os turbantes e torços!
Proponentes: Casa do Boneco, Dani Jêje e Preta Ashanti

  18 - Ciranda da terra: cantos griô
Proposta: partilhar ritmos nordestinos de origem afro-indígenas a partir de vivências circulares de cantos e contos indígenas e africanos. Os ritmos a serem estudados serão a ciranda, o côco, o samba de roda e o ijexá. Propõe-se que, ao final da oficina seja realizada uma apresentação com os ritmos estudados no espaço cultural ou alvorada.
Proponentes: Mo Maiê, Quilombo Urbano-Alto da Sereia

  19 - Aplicativos móveis para o agricultor
 Proposta: uso do tablet para acesso e comunicação nos espaços rurais
Proponentes: Estudantes do curso di Informática do CEEP do Campo Milton Santos

  21 - Agitação e Propaganda
Proposta: A oficina tem por objetivo debater a utilização da agitação e propaganda como instrumento de propagação das lutas populares, se apropriando dos diversos mecanismos para construir meios de comunicação alternativos. Nesse sentido, esperamos que a oficina consolide, durante a Jornada, um grupo que cumpra a função de propagar e agitar as pautas e a mística revolucionária do evento e da luta dos povos do campo como um todo.  Proponente: Núcleo de Estudos e Práticas em Políticas Agrárias - NEPPA Oficineiros: Alana Lins, Diego Silva, Mariana Uchôa, Pollyana Fernandes, Luan Baraúna, Juliana Fonsêca, Caroline dos Santos.

  22 - Maracatu
Proposta: divulgar a cultura do maracatu como parte da cultura popular e tradicional nordestina.
Introduzir os toques básicos dos instrumentos do maracatu: alfaia, caixa, agbê, ganzá e gonguê. Realizar um cortejo com os participantes.
Proponentes: Bora Batucá, Naira Reinaga de Lima


Pensem, Reflitam e escolham a melhor opção para Você!
Aproveitando os conhecimentos que serão trocados durante o momento das oficinas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário