terça-feira, 2 de maio de 2017

Indígenas Gamela tiveram membros do corpo decepados durante ataque no MA; sobe o número de baleados e feridos


Por Equipe de Comunicação - Cimi 

Depois de uma madrugada de tensão pelo receio de novos atos de violência nas aldeias Gamela, além da angústia sobre o estado de saúde dos feridos no ataque deste domingo, 30, contra a retomada dos indígenas no Povoado das Bahias, município de Viana (MA), informações consolidadas dão conta do massacre envolvendo até mesmo o esquartejamento de dois indígenas: cinco baleados, sendo que dois tiveram também as mãos decepadas, e chega a 13 o número de feridos a golpes de facão e pauladas. Não há, até o momento, a confirmação de mortes. 

Os dados seguem sendo parciais, os números de baleados e feridos podem aumentar,  e isso se deve ao fato de que os Gamela se espalharam após a investida dos fazendeiros e seus capangas, entre 16h30 e 17 horas. Os criminosos estavam reunidos para atacar os indígenas ao menos desde o início da tarde, nas proximidades do Povoado da Bahias, numa área chamada de Santero, conforme convocação realizada pelas redes sociais e em programas de rádio locais - inclusive com falas de apoio do deputado federal Aluisio Guimarães Mendes Filho (PTN/MA). 

Cinco indígenas foram transferidos durante a noite de ontem e madrugada de hoje para o Hospital Socorrão 2, Cidade Operária, na capital São Luís. Todos baleados em várias partes do corpo e dois chegaram à unidade com membros decepados: um teve as mãos retiradas a golpes de facão, na altura do punho; outro, além das mãos, teve os joelhos cortados nas articulações. 

Leia Mais : https://goo.gl/Q0VJLQ 

Um comentário:

  1. A atividade de Interação Cultural e Humanística que há 6 anos utiliza-se da dinâmica Trama de Valores (https://web.facebook.com/trama.devalores.12) para dialogar com a comunidade sobre quais valores queremos ter constituido em nós, para nos possibilitar construir um mundo mais humano. Ess atividade utilizou-se da fala do ìndio Inaldo Gamela, feita na V Conferência de Agroecologia 2017, a qual contribuí para ressignificarmos quais são os valores constituídos nos sabres e conhecimentos tidos como válidos na nossa sociedade... "É preciso descolonizar o conhecimento, os saberes, as relações..."

    ResponderExcluir