quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Carta de apoio ao povo Guarani Kaiowá

Nós, da TEIA de Agroecologia dos Povos, queremos explicar à presidenta da república que a situação dos Povos Indígenas não é questão de polícia, nem tão pouco do exército brasileiro, a questão indígena é a urgência na demarcação das terras, principalmente as terras dos Povos Guaranis e Guaranis Kaiowá.

Queremos salientar à presidenta que quem votou na senhora foi a esquerda brasileira e a senhora está administrando para a direita. Vamos dar alguns exemplos: a política econômica entregou aos banqueiros; a direita saiu às ruas para tentar dar impeachment à senhora e bater panelaço e humilhar a presidência da república, a senhora amenizou dizendo que tudo não passava de “democracia brasileira”. Durante a sua visita aos EUA, um irresponsável passou dois dias em Washington para humilhá-la e nada aconteceu. Diante da humilhação, tanto os seguranças quanto o ministro da Justiça se calaram.

Quando é um chamado dos ruralistas, dos assassinos que massacraram e querem continuar matando os indígenas, a senhora e seu ministro colocam logo o exército e a força nacional para reprimir os indígenas e todo povo que luta por terra. Os indígenas, os povos originais, são cidadãos brasileiros e têm o direito de permanecer em suas terras. Será que a senhora só tem coragem de reprimir e mandar matar os pobres e todos aqueles votaram em vocês?

Foto: Marcelo Casal / ABR

Reflita, presidenta, e nos responda! Estamos cansados de votar na esquerda e sermos abandonados covardemente por vocês. O seu governo está a serviço de quem o elegeu ou está a serviço da direita? Se posicione, presidenta! Os povos indígenas e o povo negro não aguenta mais sofrer violências pelos racistas e perseguidores. Nas grandes periferias das cidades grandes, a polícia e as forças de repressão estão matando o povo negro. No campo, o exército e a Força Nacional está reprimindo e massacrando o povo indígena. Será que a senhora não entendeu e não entende que todas as terras brasileiras é do Povo Indígena? Será que não leu a constituição brasileira que tem a auto-determinação do povo indígena. Não eu qua constituição garante a proteção dos povos indígenas e a demarcação de suas terras? 

Se posicione de que lado a senhora está, presidenta Dilma. Estamos cansados desse governo medíocre de direita. A TEIA DOS POVOS EXIGE A IMEDIATA DEMARCAÇÃO DAS TERRAS DOS POVOS TUPINAMBÁS, DOS GUARANIS E GUARANIS KAIOWÁ E DE TODOS OS POVOS QUE LUTAM POR TERRAS, POIS ESSAS TERRAS PERTENCEM AOS POVOS ORIGINAIS. PELO FIM DO MASSACRE DOS POVOS INDIGENAS E DO POVO NEGRO.

Solange Brito e Joelson Ferreira
(Assentamento Terra Vista - BA)